sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Impossivél de não copiar


Catei isso ai do Blog do meu irmão, muito bom!!


1 - O problema é pequeno? Resolva!

Todos os pequenos problemas que encontramos no dia a dia devem ser por regra, resolvidos enquanto assim estão, é quase impossível percebermos mais na frente que os grandes problemas são oriundos de falta de atenção, preguiça, inabilidade ou simplesmente vergonha de falar com alguém, mais na frente o vexame pode ser maior e a situação mais constrangedora. Ás vezes é muito mais complicado responder perguntas do tipo: "Porque não pediu minha ajuda?". Nunca temos a resposta de tudo. :)


2- Mentira é um bom atalho para o fracasso.


Nós todos mentimos. Precisamos da mentira para dar andamento aos nossos objetivos, mas, existem dois tipos de mentiras: Aquela que diz que conseguiremos atingir nossos objetivos mesmo quando não estamos certos da possibilidade disso e a outra que usamos para conseguirmos nossas pequenas pseudo-conquistas, a primeira é chamada de entusiasmo, ânimo, mesmo quando sabemos que nós ou certas pessoas não conseguirão, mentimos e assim, damos uma força moral à ação, na maioria das vezes ajuda muito, já a segunda, é um paleativo, uma enrolação que só adia o que não se tem competência pra ser resolvido.


3 - Família é tudo!


Não adianta falar que só se encontra com a família pra tirar fotos de fim de ano, a família é o círculo social mais democrático que existe, em regra geral, aceita todos que nascem, iguala os relacionamentos e são divididas apenas por ordem cronológica :). Hoje , percebo o quanto estive um pouco afastado da minha, no caso, como minha mãe se separou muito cedo de meu pai, tenho um certo afastamento de meus parentes paternos, essa parte da árvore genealógica da minha vida ficou meio que na sombra e não conheço todos como gostaria, mas, é coisa ainda resolvível. Internet ajuda um pouco e coragem pra visitar ajuda muito :).


4- Escutar é diferente de ouvir.


Por mais que seja chato, que se fique em situação constrangedora, que se arrisque um dia de sol, escutar é necessário em qualquer relacionamento. Hoje, escuto, ouço, presto a atenção, formulo em minha cabeça as observações que minha família me passa, meus amigos, minha namorada. Com toda a certeza, são colocações à minha pessoa para que eu me torne alguém melhor de conviver, afinal, espero que todas as pessoas que citei convivam comigo pelos próximos 90 anos. Falar também é importante, estabelecer uma liberdade na linguagem, de forma que não se fique de rodeios pra se chegar aos "finalmentes" ajuda muito, porque ninguém gosta de se sentir enrolado.


5- Não ter medo de tentar.


Quando se gosta do que faz, quando a finalidade é pura e simplestmente o sucesso, não se deve ter medo de fracassar. Muitas vezes deixei coisas pela metade, inacabadas, achando que não levariam à nada. Infelizmente demorei um pouco a perceber que nada sai da linha de produção perfeito, que nada em nossa vida é satisfatório e emplolgante o tempo todo, porém, as conseqüências da nossa ociosidade ou acomodação são cumulativas. Sair do comum é uma questão de sobrevivência.

6 - Reciclar as idéias.


Achar que A+B=C a vida toda é querer dizer que A sempre será A... tsc, tsc, o mundo gira a as coisas mudam com uma velocidade muito maior que esta rotação, o que eu considerava absurdo ontem é meu cotidiano, o que achava o máximo, virou babaquice.... acontece... O conselho - que dou a mim mesmo - no item 4 tem tudo a ver com isso.


7 - Politize-se.


Crie um política de vida sua, com regras, horários, ideologias, se envolva com o meio-ambiente e com todo o ambiente em que se vive, não ter medo de opinões contrárias e adversidades por conta das circunstâncias é uma boa forma de saber de andamos mesmo fiés às nossas ideologias.
Por enquanto vou seguir esses sete passos, existem milhares de outros que anda criarei e vou ter que seguir, mas... aproveitando vou finalizar com o recém criado 8º passo:


8 - Comprometimento.


Agarrar todas as opotunidades que nos aparecem parece bem tentador, ter a chance de obter sucesso em todas elas é mais estigante ainda, porém, não é bem assim que as coisas funcionam. Este meu blog mesmo é uma das coisas que adoro fazer mais não tem recebido a atenção merecida. Se comprometer com as coisas da vida é uma questão de respeito, respeito à necesidade dos outros, e principalmente a si mesmo.
____________

Nenhum comentário: