quarta-feira, 16 de julho de 2008

Escarola


Verdura rica em vitamina A, B2 e B5 (Niacina), contém ainda Cálcio e Ferro. A vitamina A é recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, para estimular o apetite e importante para boa visão; as vitaminas B2 e B5 são importantes para a saúde da pele, auxiliam o crescimento e dão resistência ao aparelho digestivo e sistema nervoso.
O Cálcio participa da formação dos ossos e dentes, auxilia na coagulação do sangue e transmissão normal dos impulsos nervosos; e o Ferro faz parte da formação da hemoglobina, matéria corante dos glóbulos vermelhos do sangue, encarregada de levar oxigênio a todos os tecidos do organismo.
A escarola é neutralizante de ácidos, depuradora do sangue, laxante e rica em minerais. Recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, particularmente dos sistemas respiratório, digestivo e urinário; para estimular o apetite, conservar a atividade das glândulas, evitar ressecamento da pele, impedir a cegueira noturna e diurna e prevenir a formação de cálculos nos rins, bexiga e fígado.
Para aproveitar mais o seu poder vitamínico deve ser consumida, de preferência, em forma de salada. É de fácil digestão e recomendada a qualquer tipo de dieta, podendo ser dada também a crianças e bebês.
Em geladeira a escarola pode ser conservada de 5 a 7 dias e seu período de safra é de agosto e setembro e janeiro.
Cem gramas de escarola fornecem 20 calorias.
Adoro verduras!

Nenhum comentário: