terça-feira, 4 de setembro de 2007

Curitiba


Curitiba é uma cidade brasileira, capital do estado do Paraná, localizada no primeiro planalto paranaense. De acordo com estimativas de 2007, sua população é de 1.788.559 habitantes, sendo a maior cidade do sul do país. Gerando um PIB de R$ 19.109.744.000,00 (o maior das capitais da região Sul do Brasil, e o terceiro maior nacional), a Região Metropolitana de Curitiba é formada por 26 municípios, agrupados em cinco microrregiões totalizando 3.595.662 de habitantes em 2006.
Com a instalação do pólo automotivo, o segundo maior do país, a região metropolitana vem experimentando um alto índice de crescimento populacional e econômico. Empresas como Audi, VW, Nissan, Renault, New Holland e Volvo trazem à cidade uma atmosfera cosmopolita além de impulsionar o comércio local com o maior número de shopping centers e hipermercados da região sul. A cidade recentemente foi apontada com a número 1 na educação nacional[carece de fontes?].
Curitiba está entre os três municípios com a melhor infra-estrutura do país, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro, de acordo com estudo exclusivo realizado pela consultoria paulista Simonsen Associados em parceria com EXAME. Curitiba é uma das cinco melhores cidades para investir na América Latina. De acordo com pesquisa da revista América Economia, publicada na edição Especial Cidades 2006, que tem como título "A Cidade Inovadora", Curitiba está à frente de importantes capitais como Cidade do México, Buenos Aires e Brasília, ocupando a quinta colocação no ranking. A matéria levou em conta as principais economias latino-americanas ou aquelas que têm relevância para os negócios realizados no continente. À frente da capital paranaense estão apenas São Paulo, primeiro lugar no ranking, Santiago, no Chile; Monterrey, no México; e Miami, nos Estados Unidos.
Seguindo uma metodologia internacional em que o PIB per capita é ajustado com o custo de vida e índices de violência das cidades pesquisadas, o PIB do curitibano atinge 7.980 dólares americanos.
Com um parque industrial de 43 milhões de metros quadrados, a região metropolitana de Curitiba já atraiu grandes empresas como ExxonMobil, Sadia, Kraft Foods, Siemens e HSBC.



Entrem neste link e você poderá ver mais sobre Curitiba, essa cidade linda!

Nenhum comentário: