segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O que é PAZ?

Muitas pessoas clamam pela paz, mais será que elas praticam a paz?
Uma boa pergunta, eu faço a mim mesma.
Para mim paz é viver bem, se dar bem e querer ter um paz interior.
As vezes me pergunto se as pessoas só usam esta palavras, por que pratica-las não é o seu forte.
De acordo com minha pesquisa na Wikipédia, a paz é isso !

Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim Pacem =Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.

No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca.

[editar]Tipos de paz

  • Paz Eterna paz - conceito elaborado pelo filósofo Immanuel Kant, inspirado nos ideais da Revolução Francesa. Designa um estado de paz mundial, obtido através de uma "república" única, capaz de representar as aspirações naturalmente pacíficas de todos os povos e indivíduos. Como o próprio filósofo esclarece, o termo é derivado de uma piada, onde a inscrição "Paz Eterna" é usada como legenda na ilustração de um túmulo.
  • Paz pela Lei - lema da Organização do Tratado do Atlântico Norte, baseia-se na idéia de Kant e sugere que a paz deva ser obtida através de legislação em assuntos internacionais, capaz de regulamentar as relações diplomáticas, os conflitos de interesse, etc.
  • Paz pela força - obtida quando um indivíduo, instituição ou Estado é fortalecido de tal forma, que toda tentativa de subversão do status que é desestimulada. Em inglês original, peace through strength.
  • Paz de terror - ocorre quando nações são capazes de causar destruição total umas às outras através de artefatos bélicos poderosos (bombas atômicas, por exemplo). A posse de tais arsenais desestimula as agressões mútuas. Conceito sugerido pelo estudioso Raymond Aron em seu livro "Peace and War Among Nations".

Qual é a sua paz?
até lá
Lily

2 comentários:

Prof Maria do Socorro disse...

OLA...GOSTEI MUITO DE SUA POSTAGEM SOBRE A PAZ...VOU COLOCAR UMA CÓPIA EM MEU BLOG QUE TRATA DESTE ASSUNTO NAS ESCOLAS...É CLARO QUE VOU CITAR A FONTE...ME VISITE http://professormediadorconectado.
blogpost.com

Karulinny *-* disse...

ooi Lily,
Booa ?
onde conseguiu sua imagem da PAZ?
Queria em alta resolução, me ajuda pf, e para um projeto de paaz da minha escola, se poder me ajudar ficarei muito grata !
Beijos,
Desde de já agradeciida !
Abraços !!! meu e-mail é: kaka_paixao_pais@hot... *-*