terça-feira, 28 de abril de 2009

O Cristal da Morte


Crystal Meth ou Ice (gelo), esse é o nome da droga que está tirando o sono do poder público norte-americano e que, aos poucos, vai adentrando no cenário brasileiro. O número de usuários desta droga no Brasil é mínimo, mas o fato dela ser 60 vezes mais potente que a cocaína e devastadora por excelência, preocupa a polícia, os órgãos de saúde e de combate às drogas.
Meth vem do hebraico morte e, realmente, é o nome mais adequado para esta bomba. Seus efeitos imediatos são a euforia, aumento do desejo sexual, mas depois pode causar inúmeros transtornos. A destruição física é notória e fora do país é um dos assuntos que mais preocupa as autoridades, quando se fala em drogas.
A droga pode ser usada de várias formas: fumada como crack, inalada (cheirada) como a cocaína, injetada e ingerida em cápsulas. Os “benefícios” do uso do Meth, produzidos pela liberação de altas doses de dopamina no cérebro dão lugar as destruições evidentes: Pânico, alucinação, convulsões, falta de apetite, corrosão dos dentes e gengivas.
A droga que é um caminho curto para a morte já é vista como uma epidemia nos EUA. É só uma questão de tempo para o Brasil entrar nessa onda. Em algumas festas, principalmente em raves, já é encontrada a novidade. O Ice foi apreendido em algumas ocasiões, o que já deixa em alerta as autoridades do assunto.
Sites de relacionamentos já têm comunidades de exaltação à droga
Os sites de relacionamento, como o Orkut, são uma mania nacional e em suas comunidades encontramos de tudo. Brigas marcadas através delas, vendas de diversos tipos de produtos, avisos de assassinatos, racismo, preconceito, entre outras. O Crystal Meth já tem uma comunidade com o seu nome e seus membros exaltam a droga, a maioria de fora do país, e muitos procuram receitas e até por vendedores do Crystal.
Os usuários e curiosos ainda encontram dificuldades em ter acesso à droga, mas o perigo está próximo. De acordo com uma reportagem da revista Época nos EUA cerca de 13 milhões de pessoas já usaram o ICE e 1,5 milhão são dependentes da substância. O Crack e o ecstasy, drogas conhecidas no Brasil, demoraram anos entre o uso em outros países até se tornarem populares no país e o Crystal Meth parece estar no mesmo caminho.


Nenhum comentário: