sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Broto de feijão ajuda no combate ao envelhecimento precoce


É um alimento leve, de alto teor nutritivo e de fácil digestão, que já é consumido de forma habitual nos países orientais e de algumas décadas para cá, tem conquistado os paladares pelo Ocidente também. Geralmente é utilizado em saladas no acompanhamento de pratos refogados de carne ou frango. Os brotos são melhor conservados em vasilhas d’água constantemente renovadas. E a vantagem é que pode ser encontrado o ano inteiro.
O broto possui abundante quantidade de vitaminas e minerais e apresenta baixo teor de lipídios. Contém ainda os chamados compostos fenólicos que representam um importante papel no combate e controle dos radicais livres, ajudando assim a retardar o processo de envelhecimento do corpo humano.
Estudos feitos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco,revelam que o conteúdo de compostos fenólicos no broto de feijão é maior que o encontrado em outros vegetais, como cebola, cenoura, tomate e ervilha. Outras experiências desenvolvidas pelos pesquisadores da universidade, comprovaram que o alimento possui a capacidade de reduzir a oxidação das células em quase 50%.
O tipo de broto mais recomendado para o consumo humano é o chamado broto de feijão mungo, que é facilmente encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais ou lojas especializadas em comida japonesa ou chinesa. E com tantas propriedades nutritivas, não é de se estranhar que o consumo desta tradicional iguaria oriental esteja sendo cada vez mais comum na alimentação dos países da Europa e Américas.

Nenhum comentário: