sábado, 12 de janeiro de 2008

Tamarindus


Tamarindus é um género botânico pertencente à família Fabaceae.O tamarindo, Tamarindus indica, é um fruto originário das savanas africanas, embora o cultivo e a exportação sejam explorados principalmente pela Índia. No Brasil, a fruta é bastante consumida no norte e nordeste. Tipicamente, fazem-se sucos e sobremesas, que são largamente apreciados pelo seu caráter agridoce, marcadamente ácido.
No sudeste, encontram-se principalmente polpas congeladas de tamarindo, o que também ocorre com outras frutas essencialmente encontradas nas regiões mais quentes do país.
Botânica/Descrição/Composição: O tamarindeiro chamado tamarineiro - tem nome científico Tamarindus indica, L., Dicotyledoneae, Leguminosae (Cesalpinioideae).
É árvore frutífera e bastante decorativa; sua altura pode chegar aos 25m. Seu tronco devide-se em numerosos ramos curvados formando copa densa e ornamental; as folhas são compostas e sensitivas (fecham por ação do frio), flores hermafroditas amarelas ou levemente avermelhadas (com estrias rosadas ou roxas) que se reúnem em pequenos cachos axilares. Fruto - tamarindo ou tamarino - é vagem alongada com 5 a 15cm. de comprimento, com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça; as sementes em números de 3 a 8 estão envolvidas por uma polpa parda e ácida contendo açucares (33%), ácido tártarico (11%), ácido acético, ácido cítrico.
Cem gramas de polpa contém 272 calorias, 54mg. cálcio, 108mg. fósforo, 1mg. de ferro, 7ug. Vit. A, 0,44mg. Vit. B e 33mg. Vit. C.
Usos do Tamarindeiro: Fruto: a polpa, com sabor agridoce, é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos.
Sementes: ao natural servem de forragem para animais domésticos; processadas são utilizadas como estabilizantes de sucos, de alimentos industrializados e como goma (cola) para tecidos ou papel. O óleo extraído delas é alimentício e de uso industrial.
Folhas: o cerne da madeira é de excelente qualidade e pode ser usado para diversas finalidades; forte, resistente à ação de cupins, presta-se bem para fabricação de móveis, brinquedos, pilões, e preparo de carvão vegetal.
ecessidades da planta: Clima - A planta pode ser cultivada em regiões tropicais úmidas ou áridas; a temperatura média anual deve estar em 25ºC, as chuvas anuais entre 600 e 1500mm.; a planta requer boa intensidade de luz e é sensível ao frio.
Solo - Devem ser profundos, bem drenados, pH entre 5,5 e 6,5, de preferencia areno-argilosos. Evitar solos pedregosos e sujeitos a encharcamento.
Plantio: Mudas: de ordinário as mudas são formadas a partir de sementes que são lançadas ao solo a 2-3cm. de profundidade em linhas de 15cm. sobre canteiros de terra constituído de mistura de terriço (3 partes) e esterco de curral bem curtido (1 parte). Com 10cm. de altura as mudas vigorosas são transportadas para sacos de polietileno 18cm. x 30cm.; alcançando 25cm. de altura a muda estará apta ao transplantio.
Espaçamento / Covas: espaçamentos de 10m. x 10m. (100 plantas por hectare), 12m. x 12m. (69 plantas por hectare) ou 10m. x 8m. (125 plantas por hectare) são comuns. As covas podem ter dimensões de 50cm. x 50cm. x 50cm. ou 60cm. x 60c,. x 60cm.; na sua abertura separar a terra dos primeiros 20cm.
Adubação básica: lançar no fundo da cova 500 gramas de calcário dolomítico cobrir levemente com terra; misturar, à terra de separada, 15 litros de esterco de curral bem curtido + 500 gramas de superfosfato simples e + 120 gramas de cloreto de potássio e lançar na cova 30 dias antes do plantio.
Plantio: deve ser feito no início do período chuvoso e em dias nublados; irrigar a cova com 15 litros de água e proteger o solo, em torno da muda, com palha ou capim seco sem sementes. Deixar colo da muda ligeiramente acima da superfície do solo.
ratos Culturais: Controle de erva
s deve ser feito, periodicamente, com capinas em "coroamento" em volta da muda.
Podar galhos secos, doentes e aqueles que se dirijam para dentro da copa. Efetuar adubações em cobertura, com leve incorporação, sob copa, segundo quadro de indicação abaixo:
Quadro 1 - adubações anuais em cobertura para tamarindeiro. (gramas por planta e por vez).
Pragas: Mosca-da-Madeira: O adulto é mosca escura, com asas amarelo-escuras, com 31-35 mm. de comprimento. A fêmea põe ovos na casca da árvore de onde saem lagartas que perfuram o caule, abrem galerias e penetram até o lenho.
Controle: obstrução dos orifícios com tampões de madeira, injeção, no orifício, de paratiom metálico, e caiação do tronco com calda de 3 kg de cal + 3 kg de enxofre em 100 litros de água.
Broca-das-Sementes: O adulto é besourinho escuro com 2 mm. de comprimento e que perfura a casca do fruto, destroe a polpa e põe ovos nas sementes; as lagartas destroem as sementes.
Controle: pulverizar frutos ainda verdes com produtos à base de endolsufam ou triclorfom.
Coleobroca: O adulto é besouro com 20mm. de comprimento, cor castanho-clara, antenas longas; a forma jovem é lagarta branca e sem patas que broqueia tronco e ramos abrindo galerias.
Controle: poda e queima as partes atacadas e pulverizações preventivas de tronco e ramos com eldosulfam; ainda aplicar 1cm. de pasta de fosfina por orifício e vedá-lo com cera de abelha.
Colheita / Rendimento: A planta entra em produção entre 4-6 anos pós plantio e pode produzir ao longo de 200 anos. Após alcançar a maturação o fruto pode permanecer na árvore por várias semanas.
O ponto de maturação é reconhecido quando a casca do fruto torna-se quebradiça partindo-se facilmente à pressão dos dedos; deve-se colher o fruto amadurecido na planta.
Cada tamarindeiro adulto pode produzir de 150 a 250 kg de frutos por ano (12 a 18 toneladas por hectare).

Nenhum comentário: