terça-feira, 21 de agosto de 2007

FOTOGRAFIA - A Arte de fotografar


Você que gosta de sair clicando tudo o que vê, saiba que a fotografia também é uma profissão, e muita gente ganha dinheiro em cima disso, confira: A Fotografia é a arte de conseguir expressar um momento único, que só pertence a um par de olhos. E, a mais nenhum. Pois, cada um vê o mundo do seu jeito: uns mais coloridos, outros menos; uns alegres, outros tristes; alguns preocupados com problemas sociais, outros, em retratar situações inusitadas e divertidas. A Fotografia é, portanto, a expressão mais íntima do olhar do fotógrafo sobre o que ele vê. Por isso, ela é uma das mais sublimes formas de expressão do ser humano, pois consegue transformar um segundo numa imagem que poderá ficar para sempre.

Ou flagrar uma situação e fazer dela tema para discussões no mundo todo. Ou retratar um momento harmonioso e torná-lo símbolo de amor e paz. É a captação de imagens com o uso de câmeras e sua gravação e reprodução em papel ou meios digitais. O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes, além de conhecer as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens. Ele aplica conhecimentos sobre angulação, iluminação e enquadramento a fim de conseguir o melhor resultado ao captar fatos, pessoas, paisagens ou objetos. Registra a imagem de fachadas de edifícios, obras de arte, eventos sociais e esportivos. Em estúdio, fotografa produtos para outdoors e anúncios para ser publicados em revistas ou jornais. O avanço tecnológico tem mudado o dia-a-dia da profissão, com as câmeras digitais, que dispensam filmes, os softwares de edição e os novos suportes para armazenamento e transporte, como CD-ROMs. Cresce a procura por esse bacharel para fazer fotos de artigos a serem expostos em sites de comércio eletrônico da internet.
O que fazer como profissionalRestauração e conservação - Trabalhar em ateliês ou laboratórios, pesquisar e aplicar técnicas de restauração e conservação de imagens.
Fotojornalismo - Fazer reportagem jornalística e editar as fotos para jornais, revistas, agências de notícias ou sites da internet.
Área pericial - Documentar situações que possam contribuir para um processo jurídico. Arquitetura de interiores - Fotografar maquetes, ambientes e edifícios para publicações especializadas em arquitetura e decoração. Curadoria - Promover exposições em museus e galerias.
Gerenciamento de acervos - Administrar arquivos de fotos em museus, institutos e centros de documentação.
Estúdio - Fotografar produtos e modelos para editorias de moda, anúncios publicitários e para a divulgação e vendas de produtos na internet.
O curso

Existe um único curso no país, oferecido pelas Faculdades Senac, em São Paulo. O currículo básico traz disciplinas como história da arte e da fotografia, materiais fotográficos, fotografia em estúdio, além de muita informática.
No quarto semestre você opta entre duas especializações: fotografia aplicada ou arte e cultura fotográfica. A primeira se destina a quem quer dedicar-se ao fotojornalismo ou à fotografia publicitária. A segunda é voltada para o estudo dos aspectos estéticos e culturais das imagens e habilita o profissional a trabalhar em museus e galerias. Duração média: quatro anosÁrea: Letras e Artes Mercado de trabalhoO fotojornalismo está em alta. Crescem as oportunidades de trabalho nas agências de notícias regionais, que oferecem fotos para os grandes veículos de comunicação. Boas perspectivas também para o fotógrafo de revistas especializadas em recursos humanos, ambiente, marketing e cultura. Com o avanço do mercado online também, está crescendo cada vez mais a parte de fotografia digital, nela você pode trabalhar com imagens digitais tanto para internet e até para revistas.Um jeito de enriquecer o currículo é fazer uma pós-graduação em edição de fotografia, que ensina a selecionar imagens de acordo com sua utilização em jornais, revistas, livros ou exposições.Onde estudar Faculdades Senac

Nenhum comentário: