quinta-feira, 3 de maio de 2007

'Traição virtual' cresce rápido nos EUA, diz estudo

Um número crescente de pessoas casadas freqüenta salas de bate-papo na internet em busca de prazer, revela um estudo americano.

A pesquisa mostra ainda que a maior parte dos casados e casadas que se envolveram com pessoas do sexo oposto virtualmente não pensavam estar fazendo nada de errado.
Mas os pesquisadores da Universidade da Flórida revelaram que, por outro lado, os parceiros dessas pessoas se sentiam traídos, apesar de não ter havido contato físico.
"A internet vai se tornar rapidamente a forma mais comum de infidelidade, se já não for", disse Beatriz Mileham, autora da pesquisa.

"Nunca antes o mundo dos encontros esteve tão disponível para homens e mulheres casados que buscam uma escapadinha", disse ela.
"Com sexo virtual, não há mais necessidade de se dirigir a motéis obscuros. Um caso virtual pode ocupar inclusive o mesmo espaço que o parceiro real, o quarto do casal."
Crise

As salas de bate-papo se tornaram a causa de separações que mais cresce nos Estados Unidos, de acordo com grupos de aconselhamento.
O problema tende a piorar se o número de pessoas online continuar a crescer, diz Mileham.
Para o estudo, a pesquisadora entrevistou homens e mulheres que usaram sites na internet especialmente destinados a pessoas casadas.

Ela descobriu que a maioria das pessoas disse que amava seus parceiros, mas que o caráter anônimo da internet ofereceu um ambiente favorável para a busca de um encontro erótico.
"Tudo o que eu tenho que fazer é ligar o meu computador e escolher entre milhares de mulheres", disse um homem questionado no estudo. "Não poderia ser mais fácil."
A maioria das pessoas se aventura em salas de bate-papo por causa da monotonia, falta de interesse sexual do parceiro ou desejo de variedade e diversão.

"A maior reclamação dos homens é a falta de sexo no casamento", de acordo com a pesquisadora.
"Muitos deles disseram que suas esposas estavam tão envolvidas com as crianças que não se interessavam mais por sexo."

De virtual para real
O estudo revela que conversas começadas apenas como amizade caminham rapidamente para algo mais sério.
Quase um terço das pessoas que participaram do estudo acabou conhecendo a pessoa com quem manteve contato.

Nesse grupo, apenas dois não tiveram casos na vida real.
Um dos pesquisados se relacionou com 13 mulheres que conheceu pela internet.
"Nós estamos ouvindo de terapeutas ao redor do país que a atividade sexual online está se convertendo na maior causa de problemas no casamento", disse Al Cooper, autor do livro Sex and The Internet: A Guide Book For Clinicians (Sexo e a internet: Um guia para os clínicos).
"Precisamos entender melhor os fatores que contribuem para a situação, se poderemos alertar as pessoas para a avalanche que começa com flerte online e muito freqüentemente termina em divórcio", disse ele.

Para o estudo, Mileham entrevistou 76 homens e dez mulheres, com idades entre 25 e 66 anos, que usaram salas de bate-papo para casados dos portais Yahoo e Microsoft.

Nenhum comentário: