quarta-feira, 30 de abril de 2008

Duas é de mais!


Boa noite

Soltando o verbo


Geralmente quando é Domingo eu vejo à noite o noticiário, e neste Domingo eu não nada que me interessasse a não ser o caso “Isabela”. Tudo bem que foi um crise que parou o Brasil, mais já está enchendo o saco, em ligar a tv e ver só falar da menina...sensacionalismo! Todos já estão carecas de saber que são os assassinos, está na cara, mais para que tanto atraso? Pra que tanta repercussão, tantas crianças morrem vitimas de abusos, mal tratos, por que são pobres ficam a “deriva”? Por favor, a menina morreu, tragicamente e isso não irá traze-la de volta, é só prender os acusados e pronto.
Você sabia que durante este período de investigação sobre o caso Isabela um menino de 9 anos foi encontrado abusado sexualmente e morto em um rio? Sabia que um menino de 11 anos foi assassinado em sua casa quando um ladrão assaltou a sua casa? É, sabe pôr que não teve repercussão? Eles eram pobres!
A imprensa, as pessoas fazem plantão na frente das casa e prédios da família, em troco de quê? Só para gritas “assassinos”? Se for eles, eles já sabem, não precisa falar!

Novidades aqui

Cada dia eu tenho nos planos e projetos para o meu blog.
Esta manhã quando estava me arrumando para ir trabalhar, estava pensando uma maneira de inovar meu diário virtual.
Vou colocar dicas:
livros, música;
sites;
filme;
A galera da minha lista do Orkut.
Vamos ver no que vai dá...Em maio.
Bjus
Fotos da minha despedida do trampo...
Eu, Mônica, Marco e Marcio (meus chefes a minha gerente administrativo)
Eu e Victor (filho do meu chefe e assumirá meu lugar)
Galera da Produção: Dario, Jeferson, Antônio, Edilson, Reginaldo e Dil

Inverno está chegando ai


Quinta é feriado, massa né? Da mesma forma vou emendar, Quinta e Sexta que a partir de Segunda já estou no novo emprego com meu marido.
Se rolar grana até que poderíamos viajar, mais não vira, acho que tenho que comprar alguns roupas e calçados de inverno que parece que o “bicho vai pegar’ nesta ano, segundo a previsão.
Já vi o que eu precisarei necessariamente, vou comprar um super agasalho, uma bota e pôr para lavar meus edredões que estão um “cascão”., de quebra comprar mais um de casal. (O bom do inverno que não tem aranha marron espalhada pela casa).
Decidi que todo inverno eu vou comprar um agasalho e uma bota, e esse será minha terceira bota..
Bjus

E nada do meu presente.


Só faltam 3 dias para encerar mais um mês de abril. O ano passa voando, né?
Este fim de semana eu e Caio ficamos em casa de boa. Sexta estiveram em casa uns colegas do Caio da faculdade para fazer uma reunião sobre o projeto final da faculdade e depois comemos pizza. Estava meio sem graça que mal poderia sentir o gosto da pizza, e olha que eu adoro pizza.
Minha mãe me liga todos os dias para saber sobre o meu “presente” que eles me enviaram dês do dia 19, mais até agora não chegou em minhas mãos, terei que ir busca-lo nos correios desta forma. Estou ansiosa para saber o que tanto é esse “presente.”
Bom, beijos a todos e ótimo fim de semana.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Fim de noite

Novo Curso de Formação para Homens


OBJETIVO PEDAGÓGICO

Permite aos homens desenvolver a parte do corpo da qual ignoram a existência ( o cérebro ).

SÃO 4 MÓDULOS

Módulo 1: Introdução (Obrigatório)

1. Aprender a viver sem a mamãe (2.000 horas)
2. Minha mulher não é minha mãe (350 horas)
3. Entender que não se classificar para o Mundial não é a MORTE (500 hs)

Módulo 2: Vida a dois

1. Ser pai e não ter ciúmes do filho (50 horas)
2. Deixar de dizer impropérios quando a mulher recebe suas amigas (500 hs)
3. Superar a síndrome do ' o controle remoto é meu' (550 horas)
4. Não urinar fora do vaso (1.000 horas - exercícios práticos em vídeo)
5. Entender que os sapatos não vão sozinhos para o armário (800 hs)
6. Como chegar ao cesto de roupa suja (500 horas)
7. Como sobreviver a um resfriado sem agonizar (450 horas)

Módulo 3: Tempo livre

1. Passar uma camisa em menos de duas horas (exercícios práticos)
2. Tomar uma coca-cola sem arrotar, quando se está à mesa (exercícios práticos)

Módulo 4: Curso de cozinha

1. Nível 1 (principiantes - os eletrodomésticos) ON/OFF = LIGA/DESLIGA
2. Nível 2 (avançado) minha primeira sopa instantânea sem queimar a Panela
3 . Exercícios práticos - ferver a água antes de por o macarrão

CURSOS COMPLEMENTARES:

POR RAZÕES DE DIFICULDADE ,COMPLEXIDADE E ENTENDIMENTO DOS TEMAS, OS CURSOS TERÃO NO MÁXIMO 3 ALUNOS.

1. A eletricidade e eu: vantagens econômicas de contar com um técnico competente para fazer reparos;
2. Cozinhar e limpar a cozinha não provoca impotência nem homossexualidade (práticas em laboratório);
3. Porque não é crime presentear com flores, embora já tenha se casado com ela;
4. O rolo de papel higiênico: Ele nasce ao lado do vaso sanitário? (biólogos e físicos falarão sobre o tema da geração espontânea)
5. Como baixar a tampa do vaso passo a passo (teleconferência);
6. Porque não é necessário agitar os lençóis depois de
emitir gases intestinais (exercícios de reflexão em dupla);
7. Os homens dirigindo, podem SIM, pedir informação sem se perderem ou correr o risco de parecerem impotentes (testemunhos);
8. O detergente: doses, consumo e aplicação.

Práticas para evitar acabar com a casa;
9. A lavadora de roupas: esse grande mistério!!
10. Diferenças fundamentais entre o cesto de roupas sujas e o chão (exercícios com musicoterapia);
11. A xícara de café: ela levita, indo da mesa à pia? ( exercícios Dirigidos por Mister M);
12. Analisar destidamente as causas anatômicas, fisiológicas e/ou psicológicas que não permitem secar o banheiro depois do banho.

domingo, 27 de abril de 2008

sábado, 26 de abril de 2008

...


Boa Noite! E um ótimo fim de semana!!!

Chaplin..oh Chaplin


"Hannah, onde te encontres! Estás me ouvindo, levante os olhos! Vês, o sol vai rompendo as nuvens que se dispersaram! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos encontrando um mundo novo - um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da violência. A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa, voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Onde quer que te encontres."

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Vagem faz brem também...


A vagem é uma verdura pertencente à família Fabaceae, originária da América Central. Entre as variedades mais comuns de vagem estão a vagem-de-corda e a vagem-de-metro, que são conhecidas também como feijão-verde.

Contém pequenos teores de gorduras e proteínas. Possui vitaminas A, C e do complexo B, minerais como o manganês e o zinco. É rica em fibras que auxiliam no trabalho do intestino.

O período de conservação em geladeira é de no máximo cinco a sete dias. Após esse prazo, a vagem pode apresentar manchas escuras. Em condição ambiente conserva-se por no máximo dois a três dias.

Antes do preparo, lave as vagens em água corrente e remova suas pontas. Utilize pouca água no cozimento, ou de preferência ao vapor.

A boa qualidade pode ser observada através da cor brilhante e do aspecto tenro e quebradiço. Vagens são consumidas em saladas, cozidos, farofas, sopas. O melhor período para o consumo é entre os meses de outubro e janeiro.

Padre onde foi parar?


Estou legal, me sentindo bem, pouco tonta mais deve ser o tempo que anda meio complicado. Manhã cedo é frio e por volta de umas 8:30 da manhã esquenta, ai acho que a minha pressão baixa...sei lá, não sou médica .
Ontem estava pensando e cheguei até comentar com a minha colega de trabalho a respeito de religião. Eu sou cristã, mais não tenho certeza de ser evangélica. Faço correntes e vou as reuniões na Igreja Universal do Reino de Deus. Falam que é “seita”, não acredito, em fim, procuro absorver algumas coisas e aprender a andar certa com Cristo.
Mais hã certas coisas que eu acho “contra’ de algumas pessoas, por exemplo. O caso do padre que desapareceu no litoral de Santa Catarina, algumas pessoas acham que o pobre do padre era louco...varias especulações, mais eu não descrimino só pelo fato dele ser “padre”, além de tudo ele é uma criatura de Deus. Gosta de aventura e se diverte com aquilo que faz, se ele errou ou se perdeu pode Ter sido uma falha dele, mais ele estava fazendo o que gostava.
Estou lendo o livro “Na natureza selvagem”, e fala sobre aventureiros que muitos acabam se perdendo e morrendo por passar fome.
Mais vamos ver no que vai dá, espero que o achem


Buscas ao padre são retomadas em Santa Catarina

Um grupo com mais de 50 pessoas - com o auxílio de um helicóptero da Polícia Militar de Santa Catarina e outro do governo do Paraná, duas embarcações da Marinha, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e além de vários pescadores voluntários - reiniciou às 6h30 de hoje (22) a busca a Adelir De Carli, 41 anos. O padre paranaense está desaparecido no mar desde a noite de domingo (20), quando tentava fazer um vôo de 20 horas sentado numa cadeira amarrada a mil balões cheios de gás hélio.

O comando da operação passou na manhã de hoje ao 5º Distrito Naval (Salvamar Sul) – departamento da Marinha sediado em Rio Grande (RS) e especializado em busca e salvamento na região Sul do País. Até agora não foram localizados novos vestígios do padre ou dos balões, segundo o capitão Edson Oliveira Ávila, coordenador da Defesa Civil no Litoral do Paraná, que acompanha as buscas desde Paranaguá.

O último contato aconteceu por volta das 21 horas de anteontem (20), quando o padre avisou que estava pousando no mar, a cerca de 15 quilômetros a leste das Ilhas Tamboretes, a 5 quilômetros da costa da Ilha de São Francisco do Sul, litoral norte de Santa Catarina. Na manhã de hoje, uma densa neblina na região para onde provavelmente os balões teriam levado o padre prejudicou as buscas.

Quem ler viaja...


Mal acabei de ler este livro que citei abaixo, já comprei pela Internet outro que chama “Marley e eu”. Descobri que é um Best Seller, e isso é bom. Sabe que eu vou fazer agora? Só comprar Best Seller, ai sim quando alguém comentar sobre o conteúdo do livro responderei na lata...
Já li vário livros, deixa eu me lembrar quais foram....
Jesus, o maior psicólogo que já existiu;
Pais Brilhantes, alunos fascinantes;
Alunos brilhantes, pais fascinantes;
Biografia do Charlie Chaplin;
Hã, não me recordo dos outros, mais fora muitos...quando não estava trabalhando eu ia na biblioteca publica da minha cidade pegar uns livros emprestados e as vezes eu chegava a ler dentro da biblioteca, mais agora estou indo em cebos ou comprando quando não encontro nos cebos.
Bjus e fiquem com Deus.

Terra tremeu..


Vendo o telejornal da noite ontem (Terça-feira), vi que por volta das 9:00 da noite a terra deu uma tremida de 5 segundos aqui no Paraná. Também foram sentido em Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.
Segundo as informações vinda do reporte, teria vindo ha cerca de 25 quilômetros no mar, isso que dizer aqui em São José o litoral é mais próximo que Curitiba, mais graças a Deus não sentimos nada, eu tinha acabado de voltar da igreja com a minha sogra.
Esse episódio me lembrou de que alguns anos atras lá em Pernambuco, uma tarde estava em meu quarto quando as janelas tremeram e senti medo. Rosa (nossa secretaria) foi ao quarto nos ver por que estava preocupada, e quando abrimos a janela estava quase o povo todo na rua achando que mundo estava acabando, era só isso que se falava.
Na verdade era a pedreira do outro lado da lagoa que tinha explodido, sei lá, ai fez com que aquela área tremesse, foi bem horripilante para nós quer éramos crianças.
Bjus e tem que Ter Fé Em Deus.


Tremor foi o maior dos últimos dez anos, diz pesquisador
Terremoto na noite de terça-feira alcançou 5,2 graus na escala Richter.
Último fenômeno dessa dimensão ocorreu em março de 1998.
O terremoto de 5,2 graus na escala Richter registrado na noite de terça-feira (22) foi o maior do país em dez anos. Segundo informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o último fenômeno dessa dimensão ocorreu em março de 1998 na região de Porto dos Gaúchos (MT).

De acordo com Cristiano Chimpliganond, geólogo do observatório, o fenômeno ocorrido na terça é considerado moderado. “Este terremoto foi no fundo oceânico, caso tivesse ocorrido mais próximo da costa, talvez provocasse estragos maiores”, afirma.

Cinco segundos
O tremor de terça-feira ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo, às 21h e durou cerca de cinco segundos. O epicentro foi localizado no Oceano Atlântico. Segundo Jorge Sand, coordenador do observatório, a região onde foi registrado o epicentro tem uma atividade sísmica grande por ser uma plataforma continental, com interfaces de regiões mais densas e menos densas.



Moradores de quatro estados sentiram o abalo: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Apesar do susto, não foram registrados grandes prejuízos.

O professor Lucas Vieira Barros, também da UnB, diz que é possível que outros tremores possam acontecer nos próximos dias. "Sempre que acontece um tremor de terra, é possível haver outros, que nós chamamos de pós-abalos. A gente espera que os que vão acontecer não tenham magnitude maior", afirma.

Apesar do susto, o professor diz que não há motivos para preocupação. "Em termos de Brasil, podemos dizer que tem uma magnitude expressiva, em relação aos outros que já aconteceram. Mas eu não vejo motivo de preocupação maior."

29 anos de praia


Meu aniversário dia 18 foi tranqüilo.
Este ano não ganhei nenhum presente do mau marido (primeira vez), mais quantos e quantos presentes ele já me deu fora de aniversário ou em alguma data comemorativa nossa? Isso é de menos, tenho o amor dele e da minha família isso é mais importante.
O meu presente (o meu livro) veio um dia depois...a minha mãe e meu irmão inventaram de me mandar presente. A precisão é de chegar na Sexta-feira. De cá pra lá não posso ficar ansiosa. Tenho que dar um pulo no botânico e comprar umas lembranças para meu irmão e minha mãe, faz muito tempo que estou para comprar e sempre me esqueço.

Sol x frio


Segunda –feira ...dia com cara de sol, mais com uma cara que mais tarde a chuva vai apertar.
Aqui é assim, de manhã cedo nesta época do ano faz nebulosidade pela manhã cedo, isso que dizer que durante o dia vai Ter sol. Mais nada descarta as possibilidades de que lá no inicio da noite não possa chover, é bem provável.
Mais tudo bem, o mais importante é que eu preciso comprar um supre e mega agasalho ou casaco para o frio que está vindo por ai...
O que eu mais gosto no frio e de ficar cheia de meias nos pés, e um casaco grosso e deixar debaixo do edredom e ver TV agarradinha com o meu gatão...muito bom!
Gente boa Terça e que esta semana seja maravilhosamente abençoada.
Bjus lily

quinta-feira, 24 de abril de 2008

domingo, 20 de abril de 2008

Ufa...até que em fim


Chegou o meu "tão', esperado livro, tive que buscar na Livraria Saraiva no centro de Ctba.Já comei a ler...aliás, estou matando livro...

Eu?




Mesmo olhar,
só muda o corpo,
a cara de braba e de alegre...
é sou eu mesma!

Nuno estava louca por estas fotos...quem sabe em breve chegará meu ou minha herdeira?
Aguarde!
bjus a todos o bom domingo e otimo feriado

sábado, 19 de abril de 2008

Ontem fiz 29 anos


FELICIDADES,
SAÚDE,
PAZ,
ALEGRIA,
SABEDORIA,
POSITIVIDADES,
INTELIGENCIA,
AMOR,
COMPREENSÕES,
INTELIGÊNCIA,
PACIÊNCIA,
E MUITO MUIIIIIITO AMOR DE DEUS EM MINHA VIDA...ADOREI OS RECADOS NO MEU ORKUT E OS TELEFONESMAS DE PARABÉNS! VALEU...

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Aninha essa é pra você.



Aninha... minha linda, tenha fé me Deus de que tudo irá ser bom. O que tiver que ser será. Mais vezes as coisas acontecem para o nosso próprio bem, entrega nas mãos de Deus que ele sabe exatamente que faz.
Já tive varias decepções fortes,e sempre ia chorar nos braços da “vovó”, e ela sempre me falava: “O que é seu está guardado”, e eu coloquei fé que aquela frase uma dia iria se concretizar.
Então minha amiga, levanta essa cabeça, você além de linda é inteligente e tem sonhos, vamos nessa busca-lo.Viva o hoje, aproveite a cada Segunda da vida por que a cada amanhecer é uma batalha com vitoria.
Olhe e pode confiar em mim, o que eu poder fazer para te ajudar com palavras farei, mais você sabe o que mais te ajudará é as palavras de Deus que ficam na Bíblia Sagrada.
Bjus te amo e se cuida por que você é importante para Deus

Sem novidades!


A única novidades que eu tenho é que está frio aqui pro lado do Sul. Choveu essa semana e depois que chove nesta época do ano (outono), o céu fica cinzento e cai a temperatura. Ontem pela manhã estava uns 10º, e hoje que é (Quarta-feira) nem sei quantos graus está, só sei que está friozinho, estou até com o “cachicó” enrolado no pescoço!
Sábado vou lá no shopping cristal, lá no centro de Curitiba buscar o meu livro que comprei pela Internet. Não gostei desse “icomerce”, deveria entregar em casa como a “Submarino” faz. Por falar em Submarino, antes de comprar o meu livro na “Saraiva Livrarias”, o meu livro estava por 48 reais e na Saraiva 30. Essa semana eu vendo o site da Submarino o livro abaixou pra 32 reais...mais deixa lá, Sábado eu pego meu livro, começo a ler e vou nessa...
Bjus e boa semana para todos!

É amanhã...



Amanhã eu ficarei mais velha...ai meu Deus 29 anos,ixi...
Ano passado o meu marido me fez uma surpresa com um bolo de chocolate e refrigerante. Mais o bolo era uma “delicia”...esse ano nem sei se ele vai aprontar pro meu lado.
Eu estava imaginando uma coisa melhor, mais é causa meio que impossível. Como o meu irmão estava para sair do trabalho dele e disse que viria aqui passar uns 15 dias comigo, eu imaginei que ele estivesse mentindo para mim e viria de surpresa, mais não, está confirmando que ele ainda está no trabalho e insatisfeito. É uma pena dupla, dele esta ainda no trabalho e que ele não vem.
Lá na casa da minha mãe, sempre quando tinha meu aniversário eles faziam uma festa supressa na casa da minha tia, sempre me davam uma desculpa meio esfarrapada para eu cair na surpresa, e todas eu sempre fiquei feliz em ser a vitima.
Bjus e quem Deus abençoem a todos.

Pouco a pouco se vais os poucos



Me lembro que na época que eu fazia correspondências era engraçado em comparação a hoje. Na primeira carta sempre colocávamos o nosso perfil, idade, cor da pele, cabelos e tal. Hoje em dia com uma simples “clic” a pessoa do outro lado do mundo te ver em tempo real.
Hoje tudo estar uma verdadeira “zona” ( que me perdoa a expressão da palavra), mais é a mais pura verdade. Cada dia cresce o numero de pedófolos e de mulheres vendendo o corpo via Internet, mostrando o próprio ato de sexo via camera Internet. Ah, será que é esse tipo de coisa que eu vou querer que os meus filhos vejam? Ou teremos um limite para essas coisa ou o mundo será destruído pouco a pouco, isso é se não já estar destruído.

Esse feriado,não vira...



Estávamos nos programando para Sábado agora irmos para Florianópolis, mais pelo tempo que está meio resolvemos adiar e ir no dia 01 de maio que cai numa Quinta e emendamos Sexta, retornando na Segunda,. Aproveitaremos mais dias, e vamos acampar.
Na verdade nossos planos era Trindade litoral do Rio de Janeiro, mais ai seria um viagem mais longa e mais grana por que meio longe e vale mais a pena.
Queria ir para esses lugares com uma maquina fotográfica melhor, que a minha estar um “lixo”, mesmo com as pilhas novas estar descarregando fácil. Mais terei uma camera de linha mesmo.
Bjus e boa semana

Segunda de rain



Inicio de semana aqui em Curitiba começou meio chuvosa iniciando uma frente fria, isso é sinal de tirar do guarda roupa agasalhos.
Des de Sábado estou tendo sono leve e acordando sempre, mesmo fazendo as minhas orações está complicado de dormir. Acordei meio sonolenta e sem vontade de ir trabalhar mais eu fui,. Geralmente quando eu perco o sono fico mal humorada, mais ainda estou legal, não caiu meu humor, geralmente dias de Segunda-feira é assim
Bjs e boa semana a todos

Presente sem presente



Essa semana a minha mãe me liga perguntando o que eu gostaria receber de presente. Na verdade não quero nada além de saúde, paz e muita fé em Deus. Tadinha, tudo para me agradar. Mãe é assim mesmo né?
Queria que um deles vinhessem aqui nos visitar, mais falta um pouco de grana. Mais tenho fé em Deus que um dia teremos condições de visitar ela e todos os meus familiares.
Bjus

Cabaré com 500 reais


Aline era meio doida da cabeça, todo final de semana ela estava cheia da grana. Uma vez em pleno natal convidei ela para ceia na casa da minha tia e de lá íamos para o Cabaré.
Me lembro que eu usava um vestido bem bonito e salto fino ouro, eu e ela estávamos muito “lindas”. Fomos de ônibus para o centro do Recife onde tinha umas baladas legais. Ficávamos procurando o lugar que tinha menos filas para entrar e o Cabaré era o que tinha menos gente na fila. Só que eu não sabia que Aline tinha 500 reais em espécie na bolsa para nos divertir. Foi legal, só queríamos dançar e beber Malibú...entramos sem ninguém e saímos sem ninguém, mais nos divertimos muito.

Fashion Club a lá paulista


Uma vez eu e Dannuzy saímos para passear na S10 do pai dela, e acabamos conhecendo uns meninos, e acabamos marcando para ir curtir a noite da Fashion. Chegando lá “já era” Eu e Aline demos o “pino” nos doidos e entramos sem eles, pois o chefe de segurança era o marido de uma colega que trabalhava comigo, ele nos colocou para dentro na “faixa”.
Eu estava “tiririca”, pois havia acabado de saber através de uma prima minha de Maceió que meu namorado (na época que eu namorava um cara de Maceió que durava 4 meses), havia me chifrado no Shou de Charlie Brown um dia antes. Acabamos o namoro pelo telefone e prometi a mim mesma que naquela noite eu ia curtir sozinha só com alguma amiga.
Conhecemos 3 rapazes que estavam passando férias em Recife. Eram surfistas e moravam em São Paulo. Dançamos a noite toda e bebemos, nada além disso, afinal de contas ainda estava meio magoada.
A ultima lembrança que eu tenho de ir na Fashion. Engraçado que nesta tempo era apenas amiga do Caio.

Poit´s que mais freqüentava em Recife.



- Fashion Club (Recife Antigo)
- Cabaré (Recife Antigo)
- Virgolino (Olinda)
- Bar do Bode (Boa Viagem)
- Bar do Beto (Candeias)
- Bar do Amarelinho (Boa Viagem)
Esses lugres tem historias para contar.

Atualizar já!


Opa...ontem atualizei o meu blog, tive um tempinho para ele, mais a partir de março terei mais tempo para postar diariamente, ficarei online.
Estava pensando em fazer uma escova progressiva em minha “juba”, na verdade estava antes com vontade de cortar curto, mais acabei perdendo a graça pois poderia sentir muita falta das minha “medeichas”. O marido é contra eu esticar os cabelos, mais por que não? Só dura 4 meses se gostar continuo e não paro.
Bjus e ótima semana

sábado, 12 de abril de 2008

Recife - Parte 2


A intenção dele era fazê-la estupenda, a capital do império holandês das Américas (composto então por uma cadeia de fortalezas que iam do Forte Schoonenburg, no Ceará, até o Forte Maurits, na embocadura do rio São Francisco, ao sul de Alagoas, uns 1500 km mais ao sul). E isso sem mencionar os seus domínios africanos que englobavam uma série de feitorias na Guiné e Angola situadas no outro lado do Atlântico. Controlando diretamente o açúcar simultaneamente às bocas do tráfico negreiro, o "ouro doce" ficava inteiramente nas mãos da WIC (West Indische Compagnie), a grande empresa holandesa daqueles tempos, a quem ele representava como General-governeur (de 1637 a 1644).

Enquanto na Europa monarcas católicos e protestantes se enfezavam na terrível Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), João Maurício, principe partidário da tolerância, criou em Pernambuco o único espaço em que, deveras, se permitiu a liberdade religiosa, autorizando o funcionamento das igrejas católicas e da sinagoga judaica (aberta em 1642, a primeira da América do Sul), num raro convívio harmônico com os templos calvinistas.

De fato, ele não era apenas um narcisista. Era um humanista renascentista, um entusiasta da ciência e das belas artes. Ao embarcar para o Brasil, em outubro de 1636, na frota não vieram apenas soldados, mas por igual, seguindo as pegadas de Alexandre o Grande na Ásia, trouxe uma plêiade de naturalistas e pintores. Com eles fazia suas caminhadas pelo litoral e pelo sertão de Pernambuco para satisfazer sua imensa curiosidade pelo país recém conquistado.

Enquanto Frans Post e Albert Eckhout imprimiam em telas memoráveis as paisagens e os "exóticos" habitantes da província açucareira, usando na composição delas o que havia de melhor e mais avançado entre os equipamentos de observação da época ( são os únicos testemunhos pictóricos do Brasil do século XVII), dois outros homens de ciência, o médico Willem Piso e o naturalista alemão Georg Marggraf, lançaram-se no estudo da farmacopéia local, das doenças tropicais, da fauna e da flora de um modo geral. Enquanto isso, o arquiteto Pieter Post, irmão de Frans, erguia à sombra da floresta, o estupendo palácio de Freeburg, sede do poder de Nassau na Nova Holanda e também o prédio do observatório astronômico, tido como o primeiro do Novo Mundo.

Minha terra tem história- Parte 1


A cidade foi fundada pelos portugueses em 1537 e permaneceu portuguesa até a independência do Brasil, com a exceção de um período de ocupação holandesa no Século XVII, entre 1630 e 1654, a maior parte do tempo sob o governo de Maurício de Nassau ('Mauritsstad'). A aldeia foi elevada a vila e conselho com o nome de Santo Antônio das Cacimbas do Recife do Porto em 1709, e tornou-se cidade em 1823. Durante os anos anteriores à invasão da Companhia das Índias Ocidentais, o povoado do Recife existiuu apenas em função do porto e à sombra da sede Olinda, local que a aristocracia escolheu para residir devido à sua localização previamente fortificada, segundo a concepção portuguesa. Por isso mesmo, ergueram-se fortificações e paliçadas em defesa do povoado e do porto do Recife, todas elas voltadas para o mar. Conclui-se, dessa forma, que os nativos não representavam ameaça maior aos colonos. Os temores voltavam-se para o oceano por conta dos constantes ataques ao litoral da América Portuguesa pela navegação de corso e pirataria. Ainda no final do século XVI o "povo dos arrecifes" foi atacado e saqueado pelo pirata inglês James Lancaster, que, com três navios, derrota a pequena guarnição responsável pela defesa do porto, a qual contava com apenas sete peças de artilharia forjadas em bronze. Entre os anos de 1520 e 1526 o então governador Matias de Albuquerque procura estabelecer posições fortificadas no porto do Recife a fim de que se pudesse evitar outro ataque como aquele, bem como dissuadir a Companhia das Índias Ocidentais da idéia empreendida na Bahia em 1524.
Mauritsstad, Mauritiópolis ou 'Mauricéia foi a capital do Brasil holandês e fica onde hoje é a cidade do Recife, e foi governada na maior parte do tempo pelo conde alemão (a serviço da Coroa dos Países Baixos) Maurício de Nassau (em alemão Johann Moritz von Nassau-Siegen; em neerlandês Johan Maurits van Nassau-Siegen). Foi a maior metrópole da América do Sul no século XVII, e durante o governo nassoviano contou com a segunda melhor malha viária das Américas, perdendo apenas para a Filadélfia.

Desembarcando na Nieuw Holland, a Nova Holanda (o Nordeste do Brasil) acompanhado com uma equipe de arquitetos e engenheiros, o conde se empenhou na construção da Maurisstad, a cidade Maurícia. Célebres por aplacar as tiranias do Mar do Norte, os técnicos de Nassau, "arquitetos da cultura", devem ter achado bem mais fácil domar os desatinos do rio Capibaribe e secar os mangues e os pântanos circunvizinhos à minúscula Recife de então. Foi deles o projeto de dotar a cidade de pontes, diques e canais que permitiram-na defender-se das águas desordeiras que a cercavam.

Beterraba fonte de saúde


A beterraba (género Beta) é uma planta herbácea da família das Quenopodiáceas, por Cronquist, ou das Amarantáceas, pela APG. O nome é derivado do substantivo francês betterave (sendo bette a acelga, e rave nabo). A raiz tuberculizada, serve para além do fins culinários, para produção de açúcar (sacarose). Também existe uma variante cultivada para alimentação animal.
A beterraba é rica em açúcares. Destaca-se como uma das hortaliças mais ricas em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas. Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado. Em geladeira, pode ser mantida por até 15 dias, embalada em saco de plástico perfurado. Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, sua durabilidade será reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente serem conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.A beterraba é usada também como combustivel na Europa,onde eles a deixam umas horas em aparelhos de tratamento onde utilizam sua substancia para preparar o mais famoso etanol,onde iram utiliza-lo para abastecer carros,camihões,entre outros aparelhos.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Meus cumpades


Nsndo e Giza de Sampa!
Fernando deu sinal de vida!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Como é bom fazer as coisas certas, né?



Lembro-me na época em que eu era solteira em minha companheira de saída era Aline. Nosso “point” era o bar do “amarelinho” (nome dado pelos freqüentadores por Ter cadeiras e mesas amarela). Ficava na rua da entrada do Shopping Center Recife. Ali onde marcávamos nossos encontros para de lá irmos para os passeios e danças. As vezes íamos lá de bobeira bebia umas cervejas e cada uma ia para sua casa.
Conhecíamos a maioria da turma que freqüentava o bar. Era engraçado que todos na nos conhecia do dono até os garços, quando nos via já trazia Martine Rose para mim e Bianco para Aline ou cerveja quando estávamos querendo biritar.
Uma vez eu tive um namorado que trabalhava com a minha tia, e ele era muito ciumento, assim...eu não gostava dele, só estávamos junto por que ele era um cara legal e divertido, mais não rolava a “química”, e certa vez falei para ele que não queria ficar aquela Sexta-feira com ele, por que queria um pouco de liberdade, então fui com a minha amiga Aline para o “amarelinho”,e não dura meia hora quem eu encontro? O cara atras de um carro escondido me observando achando que eu estava o traindo. Depois daquele dia mandei ele passear, falei na cara que não rolava por que não gostava dele. Se eu mal me falhe a memória eu não queria nada com ele por que soube através de uma amiga que ele as vezes usava maconha, ai foi que eu cortei contato e relações.
Bjs e até mais